Comissão da Verdade discutirá ações em Brasília

Evento que acontecerá nesta segunda-feira (25) reunirá mais de 30 comissões de todo o Brasil

dom, 24/02/2013 - 10:02
Andréa Rêgo Barros/SEI Roberto Franca representará Pernambuco no encontro Andréa Rêgo Barros/SEI

Com os objetivos de ampliar o intercâmbio de informações com as entidades parceiras e receber sugestões das comissões locais, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) realizará nesta segunda-feira (25), um encontro com representantes de todo o País. O evento terá a presença de um membro da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC -PE) e ocorrerá em Brasília.

A reunião de trabalho promovida pela CNV pretende reunir mais de 30 comissões da verdade (estaduais e municipais), além de outras instituições conveniadas. Durante o evento, os membros da Comissão Nacional da Verdade apresentarão as estruturas dos Grupos de Trabalho e do próprio funcionamento da Comissão.  Como representante da Comissão de Pernambuco estará presente Roberto Franca, membro da CEMVDHC.

Desde a criação da CNV, em maio de 2012, já foi firmado acordos com 12 instituições de todo o País. No encontro, o novo coordenador da Comissão, Paulo Sérgio Pinheiro, formalizará cooperação com outras duas entidades: a Associação Nacional de História (ANPUH) e o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI).

“A colaboração entre a CNV e outras comissões da verdade e entidades que lutam pela memória e verdade é decisiva para nosso trabalho, principalmente visando o relatório final que iremos apresentar em 2014”, afirmou Paulo Sérgio Pinheiro, que assumiu a coordenação da Comissão Nacional da Verdade em 16 de fevereiro.

Programação - A reunião ampliada será dividida em dois grandes momentos. Pela manhã, os membros da CNV apresentam aos convidados a estrutura dos 12 Grupos de Trabalho. À tarde, as instituições convidadas mostram os respectivos focos de suas pesquisas e o andamento dos trabalhos. Informações sobre a Ouvidoria e o novo site da Comissão Nacional da Verdade também estão em debate.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores