Dilma anuncia investimentos contra a seca em Alagoas
A solicitação do governo foi feita para atender 37 mil famílias que ainda não estão cadastradas nos projetos sociais
ALAGOAS - O estado de Alagoas receberá um investimento de R$ 9 bilhões para o enfrentamento da seca. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff, durante a 17º Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), nesta terça-feira (2), em Fortaleza, no Ceará. Além do governador de Alagoas, Teotônio Vilela, estiveram presentes sete governadores nordestinos e três vice-governadores da região afetada pela estiagem.
Durante o encontro, o governador alagoano pediu para Dilma a inclusão de 37 mil famílias afetadas pela seca, nos programas sociais do governo federal, tais como o Bolsa Família, Bolsa Estiagem e Seguro Safra, 37 mil famílias, do Sertão do estado, que não estão cadastradas nos programas. Teotônio justificou a solicitação dizendo que essas famílias estão inscritas no Cadastro Único e atentou que, assim como em Alagoas, há situações parecidas em outros estados nordestinos.
Na reunião, a presidente pediu aos governantes de todo o Nordeste que investissem em mais tecnologia que auxiliem na melhoria da estiagem. A presidente também lembrou que o Governo Federal tem disponibilizado recursos do Seguro Safra para a agricultura familiar e os agronegócios, pelo Banco do Nordeste, como recomposição das perdas dos produtores nos municípios mais atingidos pela estiagem.
Por Flávia Yezzi