Eduardo faz promoção pessoal no Diário Oficial, diz jornal

Na reportagem da Folha de São Paulo são analisadas as citações a Eduardo nas publicações do DO

seg, 08/04/2013 - 11:59
Reprodução / Diário Oficial Uma das capas ilustradas pelo jornal é a publicação do dia 14 de março Reprodução / Diário Oficial

Os passos e movimentos do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que ao longo dos meses vem atraindo olhares locais e nacionais não param de ser analisados. Visto como presidenciável em 2014 no cenário político, o socialista foi citado no jornal Folha de São Paulo nesta segunda-feira (8) por usar o Diário Oficial (DO) para fazer promoção pessoal.

Na matéria divulgada pelo veículo de comunicação é mencionada uma frase que aparece em um texto publicado no último dia 19 de março. "O governador sempre ouve e, mais do que isso, se engaja na nossa luta. São fantásticas as ações que estão sendo tomadas", diz o texto do DO que destacou ainda, outros atos de Eduardo Campos. 

Na apuração feita pela Folha de São Paulo o possível candidato do PSB à presidência, aparece na capa de 47 das 58 edições do "Diário Oficial" do Estado publicadas de janeiro a março deste ano.

Outro fato curioso notado pela equipe que elaborou a matéria é que só nas 20 edições do mês de março, foram publicadas 33 fotos de Campos. O volume é superior ao dos governadores dos três maiores Estados do Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais do mesmo período.

Sobre as observações citadas, o jornal procurou o secretário especial de Imprensa do Estado de Pernambuco, Evaldo Costa, porém, ele afirmou que não há promoção pessoal do governador Eduardo Campos (PSB) no DO. “Usamos linguagem jornalística. E, como cobrimos eventos nos quais o governador é o personagem principal, naturalmente ele é o centro da noticia", respondeu Costa, a Folha de São Paulo.

Princípio de publicidade – No Capitulo VII da Constituição Federal diz que “a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”. 

COMENTÁRIOS dos leitores