Oposição venezuelana contesta eleições
O resultado está agora nas mãos do Supremo Tribunal de Justiça
O líder da oposição na Venezuela, Henrique Capriles, derrotado nas eleições de 14 de abril, anunciou a contestação oficial. Depois de ter perdido para o Chavista, Nicolas maduro, por uma margem de votos muito pequena, o opositor não mediu esforços para provar que o pleito foi fraudado. Como as acusações não foram suficientes para que o Conselho Nacional Eleitoral fizesse uma auditoria total e transparente das urnas, Capriles usou o direito de impugnar a votação.
O recurso apresentado no Supremo Tribunal de Justiça, em Caracas, pede a nulidade total do processo e a realização de novas eleições. ”Maduro, te desafio aqui e agora. Vamos repetir as eleições já que você fica tampando para que não entrem no armário. Vamos repetir as eleições com transparência, te a seguro que o dia não vai nem ter chegado e você já vai estar de malas prontas”, disse Capriles.
A oposição que desconfia da independência do Sistema Judiciário e pretende recorrer à Instância Internacional, se necessário, considera que durante as eleições de abril houve cerca de 3 mil incidentes que afetaram o resultado final.