Comissão realiza audiência sobre militantes do PCR
O sessão pública acontece às 9h na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), no campus UFPE
Os membros da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara realizam, nesta quinta-feira (16) a partir das 9h, sessão pública para ouvir os ex-presos políticos Edival Nunes da Silva “Cajá” e José Nivaldo Jr. A audiência pretende esclarecer as circunstâncias das mortes dos militantes Amaro Luís de Carvalho “Capivara”, 40 anos; Manoel Aleixo da Silva, 41; Emanuel Bezerra dos Santos, 30; Manoel Lisboa de Moura, 29 e o desaparecimento de Amaro Félix Pereira, 43.
Os relatores destes casos são: Socorro Ferraz, Henrique Mariano, Humberto Vieira de Mello e Áureo Bradley. A reunião é presidida pelo coordenador, Fernando Coelho. O evento é aberto ao público e acontece na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), no campus UFPE, Cidade Universitária.
“Dos depoimentos ouvidos até agora há muitas contradições sobre os episódios de morte e sumiço destes integrantes do PCR (Partido Comunista Revolucionário). Por exemplo: Claudio Guerra, quando ouvido nesta Comissão, declarou ter vindo a Pernambuco para matar Manoel Aleixo e descreve esta circunstância. A narrativa está em desacordo com o inquérito instaurado pela própria polícia e com testemunho de companheiros de Aleixo, que o viram na prisão”, contou a relatora do caso, Socorro Ferraz.