Lossio classifica protestos como “grito anticorrupção”
O peemedebista avalia a existência da corrupção dos políticos e dos cidadãos
A onda de atos públicos realizados em várias cidades brasileiras motivou a publicação da opinião de vários políticos em redes sociais e nas sessões plenárias no decorrer da semana. No Facebook do prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), não foi diferente. Ele divulgou um artigo indagando do por que das manifestações nas ruas.
No texto, Lossio reconhece que há problemas em várias áreas da sociedade como saúde, educação e transporte, por exemplo. Ele fala da corrupção dos políticos e lembra ainda que alguns cidadãos também agem de má fé como os que sonegam impostos.
Confira ao artigo do peemedebista na íntegra abaixo:
“Por que as ruas estão cheias?
Por que nós, os políticos, merecemos? Presidenta, governadores e prefeitos: oferecemos Educação que não produz aprendizado. Saúde que não resolve. Transporte que não transporta com dignidade!
Senadores, deputados e vereadores compõem um Legislativo que criou leis que falam muito de direitos e quase nada de deveres. Que mais complicam que facilitam. Que produzem desigualdade entre regiões e pessoas. E o nosso Judiciário que castiga os pobres e privilegia os ricos. Que mergulhado na burocracia e na infinidade de recursos, produz justiça tardia que, de tão tarde, é injusta.
Mas serão somente os políticos? E o que dizer da nossa máquina pública, formada por servidores de espírito corporativo, onde muitos parecem acreditar que o serviço público deve servir ao servidor e não ao cidadão?
E se temos políticos corruptos, como não falar dos corruptores, que no almoço citam a indignação com a violência, a mobilidade, a Saúde e a Educação pública, mas jantam nas rodas de negócio e negociatas com o dinheiro público. E os que reclamam dos altos níveis de tributos e são grandes sonegadores, alimentando esse ciclo perverso?
Será a corrupção uma ação privativa da política e dos políticos? Será corrupto o profissional liberal que não declara suas receitas? Será corrupto o comerciante ou empresário que sonega impostos? Será corrupto quem compra e vende produtos piratas ou importados de forma irregular? Assim sendo, vejo que o Brasil foi às ruas no que parece uma grande revolução que, no fundo, é um grito anticorrupção que só terá solução quando envolver cada cidadão seja no gasto do tostão ou do bilhão!
Julio Lossio”