Elias Gomes defende realização do referendo

O tucano sugeriu a criação de uma comissão mista para debater os assuntos

por Élida Maria ter, 09/07/2013 - 11:55
Paulo Uchôa/LeiajáImagens Ela acredita que é preciso ouvir a opinião de vários segmentos da sociedade Paulo Uchôa/LeiajáImagens

Plebiscito ou referendo? Essa é a pergunta mais comentada nos últimos dias no mundo da política. Juristas opinam e explicam os dois, governo defende referendo em sua maioria já que foi proposto por Dilma (PT) e oposição discorda da sugestão. Em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), também não é diferente. Para o prefeito opositor, Elias Gomes (PSDB), a melhor opção não é plebiscito e sim referendo.

“Acho que a reforma tem que ser apresentada pelos partidos e pelo Congresso e posteriormente submetida a um referendo. Eu acho que o referendo seria melhor”, opina.

Gomes sugere que seja criada uma comissão mista, formada por diversos segmentos da sociedade e líderes partidários, para propor assuntos relevantes da reforma política. “Eu chamaria a OAB, o Congresso, ex-constituintes, setores da sociedade civil e fazia uma grande comissão mista de forma que estivéssemos expressando o governo e elaboraria um projeto que fosse a média desse pensamento mais especializado. Depois disso, levaria ao Congresso e submeteria o referendo”, argumenta. 

COMENTÁRIOS dos leitores