"Congresso é um marco na trajetória do PCdoB", diz Cadoca

O agora comunista encaminhou uma carta para o 13° Congresso do PCdoB que acontece até este sábado (16)

por Giselly Santos sex, 15/11/2013 - 16:02
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo O deputado também elenca em seu texto alguns destaques da administração do ex-presidente Lula Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O deputado federal Carlos Eduardo Cadoca, recém-filiado ao PCdoB, encaminhou uma mensagem saudando os comunistas pela realização do 13º Congresso Nacional do partido, que acontece até este sábado (16), em São Paulo. No texto Cadoca diz que o encontro é "um marco significativo na trajetória do partido" e destaca características do governo do ex-presidente Lula (PT).

Este deveria ser o primeiro Congresso do deputado, após a filiação partiária, no entanto por questões de saúde o parlamentar está afastado das suas atividades legislativas e não compareceu a reunião nacional do PCdoB. 

Leia o texto na íntegra:

Deputada Manoela D'Ávila, querida amiga e nossa líder na Câmara, 

Companheiros e companheiras: 

Por questões de saúde, estou afastado temporariamente de todas as minhas atividades, inclusive as do Parlamento e, por esse motivo, estou impossibilitado de comparecer ao 13º Congresso Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que já se consagra como mais um marco significativo na trajetória do partido.  

Tenho certeza de que o clima que impera nesse encontro, desde o início e nesta reta final, é o da camaradagem, da fraternidade, do espírito de combate, que, sem dúvida, deram ao povo brasileiro uma demonstração de resistência. E mais : a prova concreta de que ainda é possível, sim, atuar como Partido de lutas no nosso país. 

Falo assim por conhecimento de causa e com a convicção da minha longa militância política, inclusive comunista. Durante mais de 20 anos – em pleno curso da ditadura militar que infelicitou nosso país por mais de duas décadas – até 1985, quando da redemocratização, fui, com muito orgulho, militante do Partido Comunista Brasileiro.  

Dessa militância resultou, inclusive, meu primeiro mandato de vereador da cidade do Recife, em 1982. Embora obtido na legenda do PMDB, esse mandato conduzia a força e o declarado apoio do então chamado Partidão, ainda na clandestinidade. Por isso mesmo, embora recém filiado ao PCdoB de Pernambuco, não sou e nem me considero um novato. Estou entre amigos e bons companheiros. 

Esse encontro se realiza no transcurso de um ciclo histórico na vida do país, inaugurado em 2002, quando da vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Expressão de uma mudança qualitativa nas estruturas de poder e de governo até então vigentes. Ela permitiu o ascenso de forças democráticas e populares – de forma inédita, no seio do poder central. Abriu possibilidades para a luta do povo, incluindo o desenvolvimento nacional e a solidificação democrática. 

A grosso modo, são quatro, as características marcantes dos governos surgidos a partir dai: 

1- São democráticos, capazes de estimular, de compreender e de assimilar todas as formas de participação política, utilizadas por nosso povo. 

2- Possuem acentuada vocação social, obtendo gradativos êxitos, na luta pela erradicação da miséria, pela valorização do salário mínimo, pela redução significativa das desigualdades sociais. 

3- Favorecem o desenvolvimento nacional, não poupando esforços para recuperar o papel do Estado, como indutor desse processo. 

4- Adotam política externa independente, capaz de formar novos polos na geopolítica internacional e com isso alterar a correlação de forças. 

COMENTÁRIOS dos leitores