Todos os municípios de PE têm obras federais, diz Ideli

A ministra elencou ações federais em Pernambuco e ressaltou o compromisso de Dilma com o Nordeste

por Giselly Santos seg, 02/12/2013 - 18:38
Wilson Dias/ABr A ministra frisou que os encontros não são apenas para receber aplausos Wilson Dias/ABr

Nesta segunda-feira (2), durante o Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas, no Hotel Canariu's de Gravatá, a ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), frisou que o Governo Federal não vai para os estados apenas para receber aplausos: “Vamos para aperfeiçoar a relação e superar as dificuldades, sem o apoio e a parceria da prefeitura não vamos a lugar algum.”

Segundo Ideli, a presidente Dilma Rousseff (PT) também faz cobranças aos ministérios - da mesma forma que os prefeitos cobraram através do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) – e mesmo assim teve coragem de enfrentar e lutar pelo Brasil em 2013, que segundo ela foi um ano “difícil”. “A presidente Dilma sabia que este não seria um ano fácil para ninguém, mas teve coragem de enfrentar a dura realidade da falta de médicos, se não tem médico tem que trazer de onde for necessário. Ela teve a capacidade de desonerar para ter a roda da economia girando, e hoje nós podemos comemorar. O Brasil vive o menos índice de desemprego da história”, ressaltou.

“Estava ouvindo o Patriota e lembrando dela (de Dilma Rousseff), vocês acham que ela se contenta de tudo isso. Ela quer mais. E nesses eventos saí de Brasília com uma única missão, ampliar a parceria do governo federal com os municípios”, completou a petista.

A ministra fez questão ainda de elencar as ações da União em Pernambuco, segundo ela, “não tem um único município em Pernambuco que não tenha obra, investimento e ação do Governo Federal”. Ideli deu exemplos citando o programa Mais Médico, a Transnordestina, o Estaleiro e a Transposição do Rio São Francisco. “O Brasil tem uma dívida com o Nordeste e é por isso que muitos dos investimentos, das obras e da atenção está focada nesta região. Por isso que o PAC de 2007 até agosto já investiu R$ 46,8 bilhões de obras do PAC, Pernambuco tem 2.614 obras do PAC ou já entregue ou em desenvolvimento”, afirmou, completando que estes “são exemplos de obras que pretendem fazer com que os pernambucanos tenham orgulho do estado que vivem”, assegurou Salvatti.

No evento foram doados 25 caminhões pipas, 750 máquinas como retroescavadeiras e motoniveladoras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que atenderão 130 municípios, sem contrapartida. O ato de entrega foi simbolizado pelo prefeito de Carnaubeira, Manoel Silva (PSB).

 

COMENTÁRIOS dos leitores