Canal do Sertão será rediscutido com o Araripe

Proposta foi feita pelo senador Armando Monteiro

sex, 20/12/2013 - 18:07
Alexandre Albuquerque/Divulgação Petebista esteve reunido com entidades sociais nesta sexta (20) Alexandre Albuquerque/Divulgação

A Codevasf irá rediscutir o projeto do Canal do Sertão. O órgão vai ouvir representantes da população do Araripe. A proposta foi feita pelo senador Armando Monteiro (PTB). Em encontro com o presidente da companhia, Elmo Vaz, e com prefeitos, ex-prefeitos e representantes de entidades sociais do Sertão, o petebista propôs a criação de um grupo de trabalho, formado por membros da comunidade do Araripe e por diretores da companhia.



Presente ao encontro para explicar o porquê do projeto original ter sido alterado, retirando o Araripe da área de irrigação, Elmo Vaz concordou com a sugestão e disse que designará técnicos da Codevasf para debater amplamente o projeto. "Se o projeto tiver que ser 100% refeito, será refeito", disse o representante do Governo Federal.



Armando Monteiro também sugeriu que a Codevasf implantasse um escritório regional no Araripe. O senador lembrou que a companhia conta com duas superintendências e escritórios regionais na Bahia. Para ele, um consultório de representação na região poderá proporcionar um conjunto de intervenções em benefício da comunidade. Elmo Vaz também concordou com a ideia e disse que está mais do que na hora a implantação de um escritório da Codevasf na região.



De acordo com Armando, a forma como foram conduzidas as mudanças no projeto original do Canal do Sertão não foram bem sucedidas. Para ele a população deveria ter sido consultada.. "É inaceitável que um projeto desta importância, um projeto que foi durante tantos anos objeto do sonho de toda uma região como o Araripe, que isto possa ter sido tratado da forma que foi. Ou seja, mudam o projeto sem discutir previamente com a comunidade interessada, sem informar adequadamente a comunidade", afirmou o petebista.

Com informações da assessoria.

COMENTÁRIOS dos leitores