Comissão liderada por Coutinho analisará crise energética

Colegiado foi eleito nesta terça (8) na Alepe

por Alex Ribeiro ter, 08/04/2014 - 21:25
Roberto Soares/Alepe Deputado disse que Governo Federal não se planejou para evitar os apagões Roberto Soares/Alepe

A crise energética nacional e suas consequências para a economia pernambucana terão discussões aprofundadas por meio da Comissão Especial instalada na tarde desta terça (8), na Assembleia Legislativa do Estado (Alepe). Por consenso, foi definido o nome do deputado João Fernando Coutinho (PSB) para a presidência do colegiado.

O vice-presidente será Antônio Moraes (PSDB) e a relatoria ficou com o deputado Tony Gel (do PMDB,). O grupo conta ainda com Clodoaldo Magalhães (PSB) e Odacy Amorim (PT).

Diante da gravidade do tema, o grupo decidiu convidar, com urgência, o chefe do escritório regional da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Saulo Cisneiros.



Os parlamentares pretendem ouvir especialistas do setor energético, executivos da Chesf e Celpe e também entidades como o Sindicombustíveis e o Sindaçúcar.

De acordo com João Fernando Coutinho, a imprensa tem divulgado o grande número de apagões que vêm afetando todas as regiões do País. Ele analisou que outra questão preocupante é o uso intensivo das termelétricas. O parlamentar argumentou que essas unidades, por serem movidas a óleo diesel, que é mais caro e poluente, começam a provocar a escassez de combustível nos postos, sobretudo nas rodovias.

O parlamentar acredita que faltou planejamento por parte do Governo Federal e que não houve maior investimento em energia alternativa, como a solar e a eólica. O deputado concluiu que os trabalhos da Comissão serão intensos nos próximos 90 dias.

COMENTÁRIOS dos leitores