Joaquim Barbosa pedirá aposentadoria do STF em junho
Magistrado comunicou a decisão, nesta quinta-feira (29), ao presidente do Senado, Renan Calheiros
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, vai deixar o comando da Corte para se aposentará em junho. A informação foi revelada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), após uma reunião de rotina com o magistrado, nesta quinta-feira (29). Segundo Calheiros, durante a conversa Barbosa comunicou que a visita "era uma oportunidade para se despedir".
"O ministro (Joaquim Barbosa) veio se despedir, ele estará deixando o Supremo Tribunal Federal. Ele falou que vai se aposentar agora, no próximo mês. Nós sentimos muito porque ele é uma das melhores referências do Brasil”, revelou Renan. O presidente do Senado também afirmou ter se surpreendido com a despedida, de acordo com ele a reunião, inicialmente, estava agendada para tratar de temas relacionados ao STF, como o Código do Processo Civil, que Renan se comprometeu em acelerar a tramitação.
Barbosa já se encontrou com a presidente Dilma Rousseff (PT), provavelmente também para comunicar a decisão e se reúne, neste momento, com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
O magistrado é ministro do STF desde 2003, quando foi nomeado pelo ex-presidente Lula (PT), e foi o primeiro negro a comandar a Corte. O mandato dele seria encerrado em novembro deste ano. Barbosa relatou a Ação Penal 470, mais conhecido como o processo do mensalão, deixando-o mais conhecido pela população brasileira.