Em Brasília, Câmara articula agilidade de obras

Governador está na capital federal, onde se reuniu com ministro das Cidades nesta manhã. Agenda também prevê audiência no Ministério dos Transportes

ter, 13/01/2015 - 12:24
Dulce Mesquita/LeiaJáImagens Kassab recebeu a comitiva pernambucana nesta terça-feira, em Brasília Dulce Mesquita/LeiaJáImagens

No primeiro compromisso fora de Pernambuco desde que assumiu, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, participou de uma reunião em Brasília com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), na manhã desta terça-feira ( 13). Na agenda dele também há uma reunião, à tarde, com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues (PR).

Para o chefe do Executivo estadual, a reunião teve resultado positivo. “Foi uma reunião de apresentação da nossa equipe junto ao Ministério das Cidades, porque nós temos muitas parcerias em obras de mobilidade, saneamento, habitação, abastecimento d'água. Então, eu queria já apresentar um conjunto de conceitos que a gente vai precisar trabalhar esse ano”, explicou.

Segundo Câmara, o secretário das Cidades, André de Paula, ficará em contato direto com a pasta a fim de “destravar” as obras e fazer com que “as que estão em andamento acabem de maneira mais rápida”. “São obras importantes, estruturadoras, que vão melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Então, nós queríamos estar presente e sentir do ministro a total ciência de colaboração para tentar nos ajudar nessas questões que são difíceis para o Estado, mas são desafiadoras para o país”.

Durante a reunião, Câmara comentou com Gilberto Kassab que, apesar de o Estado ter um orçamento apertado, muitas obras estão em andamento e que há a possibilidade de haver inaugurações já em fevereiro. O ministro revelou que deverá ir a Pernambuco nas próximas semanas. “Nós vamos agendar essa visita para que a gente possa não apenas fazer uma verificação rotineira e aprofundar no conhecimento dos programas, mas também para fazer algumas liberações que já estão perto da assinatura do contrato”.

“Essa reunião era necessária para que nenhuma obra tivesse o risco de descontinuidade, para que a população seja o mais rápido possível beneficiada por essas ações. Essa é a nossa disposição”, salientou Kassab.

Também estiveram presentes na reunião, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e os secretários estaduais de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, das Cidades, André de Paula, e de Transportes, Sebastião Oliveira.

Em Brasília

À tarde, haverá uma audiência no Ministério dos Transportes. A reunião terá o mesmo direcionamento. “Nós temos uma série de obras e projetos que estão já encaminhados nos PACs, outros já estão no orçamento de 2015. Então, a gente quer saber do ministério quais são as priorizações que a gente pode trabalhar, para que em 2015 a gente faça também o nosso dever de casa em preparação para as obras estruturadoras rodoviárias”, adiantou Paulo Câmara.

A ideia do socialista é fazer um balanço das obras estruturais no Estado, antes de marcar a reunião com a presidente Dilma Rousseff. “Nós queremos levar para a presidente questões objetivas e estruturadores. Entendemos que o melhorar caminho era fazer essas conversas iniciais com os ministérios e depois levar para presidente o que a gente entender  que é importante”.

Apesar da disposição para o encontro, ainda não há uma data agendada. “Se for possível em janeiro, nós vamos fazer. Mas também não há nenhuma questão que não possa ser tratada mais na frente. Vamos depender da agenda dela também. O importante é a gente ir destravando as questões que estão pendentes”, salientou.

COMENTÁRIOS dos leitores