Comissão de Direitos Humanos adia eleição de presidente

Impasse entre as candidaturas de Paulo Pimenta (PT-RS) e Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) gerou bate-boca entre os deputados

qua, 04/03/2015 - 15:46

Sempre envolvida em polêmicas, especialmente nos últimos anos, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados adiou para a próxima semana a eleição da presidência do colegiado. A sessão será realizada na quarta-feira (11), às 14h.

O impasse envolve a divisão das comissões entre os blocos partidários. Na reunião de líderes, ficou decidido que a CDH ficaria sob o comando do bloco liderado pelo PT. Entre os aliados, indicou-se o nome do deputado Paulo Pimenta (PT-RS). No entanto, Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) apresentou candidatura avulsa, justificando ter direito já que seu partido faz parte do bloco ao qual caberia o colegiado.

A manobra gerou bate-boca na comissão. Diante do impasse, o deputado Assis do Couto (PT-PR), que presidia os trabalhos, decidiu adiar a decisão até que os integrantes da comissão entrem em acordo.

A reunião ainda chegou a ser suspensa a pedido do líder do PT, deputado Sibá Machado (AC), que tentou chegar a um acordo.

Assis do Couto disse que iria indeferir a candidatura de Sóstenes, mas houve protestos. “A minha candidatura foi protocolada com as regras vigentes da Câmara, e o PSD, como integrante do bloco a quem cabe a comissão, tem direito de indicar um candidato”, disse o deputado. Já Sibá Machado tem opinião contrária. "A candidatura rompe o que a Casa tem de maior valor: a palavra. Talvez por ser parlamentar de primeiro mandato ele [Sóstenes] não conheça a importância da palavra dada", disparou.

COMENTÁRIOS dos leitores