Último dia para regularizar o título movimenta cartórios

Prazo que encerra nesta segunda (4) é para os eleitores que não votaram nos últimos três pleitos consecutivos. Dezenas de eleitores que se ausentaram apenas na eleição do ano passado também estão procurando os cartórios

por Giselly Santos seg, 04/05/2015 - 12:10

A segunda-feira (4) tem sido movimentada nos cartórios do Recife. Isto porque hoje é o último dia para os eleitores que não votaram em três pleitos consecutivos regularizarem a situação diante da Justiça Eleitoral. A Central de Atendimento ao Eleitor da Cidade (CAEC), que funciona no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, reúne 13 cartórios da capital e tem sido um dos mais procurados. Até às 11h, as 200 senhas que são distribuídas para atendimento diário já estavam esgotadas. 

De acordo com a coordenadora da Central, Marta Vaz, a expectativa é de que o número seja quadruplicado até o fim do dia. “No Recife temos aproximadamente 5 mil eleitores nesta situação. Sabemos que muitos deles não vão quitar as pendências com a Justiça, mas desde que iniciamos os atendimentos a movimentação tem sido grande por aqui”, disse. Em Pernambuco, o número de eleitores ausentes em três pleitos seguidos chega a 50 mil.

Segundo Vaz, dezenas de pessoas com um perfil diferente têm confundido o alerta de “último dia”.  “A prioridade hoje é para aqueles que não votaram em nenhum dos turnos de 2014 e faltaram os dois ou um turno de 2012, ou seja, três eleições consecutivas. Muitos que só estiveram ausentes no ano passado também estão chegando para realizar a quitação. Eles são atendidos, mas vale lembrar que hoje não é último dia”, explicou a coordenadora. 

Para a quitação, o eleitor deve comparecer a qualquer cartório eleitoral do estado e pagar uma taxa de R$ 3,50 por cada pleito ausente. Caso o prazo seja descumprido, o cidadão terá o título cancelado, o que pode causar os seguintes impedimentos: tirar passaporte, candidatar-se a concurso público, matricular-se em instituição de ensino ou participar de benefícios sociais, a exemplo do Bolsa Família. 

Mesmo que passe do prazo e tenha o título cancelado, o eleitor só pode reativar o documento se quitar o débito eleitoral. Basta se dirigir a qualquer cartório eleitoral até o dia 19 de maio e apresentar os documentos de identidade, CPF e um comprovante de residência atualizado.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores