Comissão da Verdade ouve Alanir Cardoso nesta quinta (21)
A oitiva do comunista faz parte das apurações sobre as circunstâncias do desaparecimento do estudante de engenharia pela UFPE, Ruy Frazão
A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara ouve, nesta quinta-feira (21), o presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso. A oitiva do comunista faz parte das apurações sobre as circunstâncias do desaparecimento do estudante de engenharia pela UFPE, Ruy Frazão. A sessão será às 9h, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco (SINDSEP-PE), no bairro da Boa Vista.
Alanir Cardoso militou junto com Ruy Frazão no Partido Comunista à época da ditadura militar. Apontado por agentes da repressão como agitador da ordem estudantil em 1966, Frazão passou a viver na clandestinidade sob o codinome Luís Antônio Silva Soares, em Juazeiro/BA. Abordado e espancado publicamente, na Feira de Petrolina, por três policiais em maio de 1974, depois disso desapareceu.
Também vítima da repressão, Alanir Cardoso foi sequestrado e preso junto em 30 de setembro de 1974. “Fomos encapuzados e colocados dentro de uma veraneio por homens fortemente armados com metralhadoras”, lembra Cardoso. A conjuntura do sequestro é alvo das investigações da CEMVDHC, inseridas na relatoria das “Violações de Direitos Humanos nos Meios Religiosos”. Durante a sessão serão colhidos também relatos que subsidiarão as investigações em curso acerca da chacina da Granja de São Bento e da Ação Popular Marxista-Leninista (APML).