Parlamento de Madagascar aprova destituição do presidente

A Corte Constitucional deve agora confirmar ou invalidar a decisão, adotada por 121 votos contra 4, entre os 151 membros da Assembleia Nacional malgaxe

ter, 26/05/2015 - 20:14
RIJASOLO Hery Rajaonarimampianina, presidente de Madagascar, em Antananarivo, no dia 25 de janeiro de 2014 RIJASOLO

O Parlamento de Madagascar aprovou nesta terça-feira a destituição do presidente Hery Rajaonarimampianina, acusado de violar a constituição. A Corte Constitucional deve agora confirmar ou invalidar a decisão, adotada por 121 votos contra 4, entre os 151 membros da Assembleia Nacional malgaxe.

"Declaramos oficialmente a aprovação do pedido de destituição do presidente", anunciou o presidente do Parlamento, Jean Max Rakotomamonjy, após a contagem dos votos.

Hery Rajaonarimampianina foi eleito em dezembro de 2013, na primeira eleição democrática após a grave crise que levou à destituição de Marc Ravalomanana por parte do prefeito de Antanarivo, Andy Rajoelina, em 2009.

Rajaonarimampianina prometeu tirar o país da grave crise econômica, e para tal contou com o apoio de Rajoelina, mas rapidamente se distanciou de seu mentor, perdendo seu apoio político.

COMENTÁRIOS dos leitores