Luciana assumirá presidência do PCdoB no domingo (31)
A deputada federal substituirá Renato Rabelo. O governador Paulo Câmara prestigiará o evento
Após 13 anos à frente do PCdoB, Renato Rabelo deixará à presidência da legenda no próximo final de semana. No lugar dele, quem assumirá a liderança do partido será a deputada federal recifense Luciana Santos. O processo de sucessão do ainda presidente se encerrará durante 10ª Conferência Nacional da agremiação realizada nos próximos dias 30 e 31 em São Paulo, onde transmitirá a função para a parlamentar.
O evento nacional da legenda tem como objetivo definir o posicionamento do PCdoB no atual momento de grande acirramento político nacional e apontar as perspectivas de sua atuação. A atividade encerra um ciclo de debates que mobilizou a militância comunista em todo o país.
O Projeto de Resolução do partido que subsidiou o debate da Conferência aponta a construção de uma “frente ampla em defesa do Brasil, do desenvolvimento e da democracia” e coloca como bandeiras prioritárias da legenda “a defesa da Petrobras e da engenharia nacional, a retomada do crescimento da economia; o combate à corrupção com o fim do financiamento empresarial das campanhas”, entre outras.
Segundo os organizadores do evento, a expectativa é de que mais de quinhentos militantes, entre delegados e convidados participem da solenidade. Entre o público também devem estar presentes líderes políticos como o governador do Maranhão, Flávio Dino; o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; a líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali; a Senadora Vanessa Graziottin; o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Adilson Oliveira; a Presidenta da União Nacional dos Estudantes – UNE, Vic Barros entre outras autoridades.
Outros políticos- Além dos políticos filiados ao PCdoB está confirmada a presença do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) que fez questão de cumprimentar sua conterrânea no momento da posse. O anúncio do resultado dos debates da Conferência e da sucessão da presidência do PCdoB ocorrerá no domingo.
Perfil – Luciana Barbosa de Oliveira Santos é engenheira eletricista, vice-presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e deputada federal por Pernambuco. Na vida política ela começou com a militância no movimento estudantil, em 1984 no movimento Viração. Foi presidente do Diretório Acadêmico (DA) de Engenharia e Computação da UFPE (1985), dirigente do DCE e vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes, UNE, (1989-1991). Em 1987 filiou-se ao PCdoB. É membro do Comitê Estadual do PCdoB/PE e membro do Comitê Central desde 2001.
Ela também já exerceu mandato como deputada estadual, foi prefeita reeleita de Olinda (2000 a 2008), presidenta do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) de Pernambuco (1995-1996), e secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (2009 a 2010).