Cerimônia marca posse do novo presidente do TRE-PE

Solenidade festiva reuniu autoridades políticas e jurídicas no Pleno do órgão

por Élida Maria qui, 23/07/2015 - 20:25

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou na noite desta quinta-feira (23), a posse festiva do novo presidente da instituição, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, 66 anos, e de seu vice-presidente Alberto Nogueira Virgínio. À frente do órgão desde o último dia 7 de julho, o novo presidente assumirá os trabalhos pelo período de um biênio. A cerimônia ocorrida no pleno do Tribunal reuniu políticos como o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) e diversas autoridades do judiciário.

Elogiando a eficiência do TRE-PE no processo eleitoral, o prefeito Geraldo Julio desejou que a nova gestão permaneça atuando de forma íntegra. “Essa nova gestão assume justamente com essa responsabilidade. Eu tenho uma expectativa muita positiva que o TRE possa conduzir com êxito, como sempre conduziu, as eleições daqui do Recife”, anseia. 

Para o governador Paulo Câmara, o presidente Antônio Carlos vai cumprir o seu papel, coordenando as eleições de 2016, junto ao desembargador Alberto Virgínio. “Essa corte tem a responsabilidade de manter a tradição em fazer eleições que são justas, que têm na justiça a celeridade necessária para qualquer tipo de conflito, qualquer tipo de atribulação que possa ter e a gente fica satisfeito”, ressaltou o socialista, enaltecendo a forma de trabalho do órgão. “O trabalho que o TRE-PE tem feito nos últimos anos é louvável e a gente espera, e deseja, que a nova composição da mesa continue neste mesmo caminho”, desejou o governador. 

No discurso de posse, o novo presidente relembrou sua trajetória de vida e as dificuldades vencidas até chegar ao cargo que assume hoje. “Minha primeira função na Justiça foi de auxiliar de portaria do Tribunal. Agora, depois de muita luta, estudos e sacrifícios, percebo que, na essência, cuidar continua sendo a minha grande missão”, frisou. Ainda no texto proferido pelo desembargador, ele prometeu agir com competência perante os eleitores. “Quero atender as necessidades dos eleitores, garantir probidade e eficiência nos serviços prestados por nós que fazemos o TRE-PE e defender as normas eleitorais”, afirmou. 

Já em conversa com a imprensa, Antônio Carlos demonstrou tranquilidade para coordenador os trabalhos do novo pleito de 2016. “Acredito que com a mudança do CPC (Código Processual Penal) vai mudar uma série de coisas e também, a legislação deve acompanhá-la, mas a expectativa para o ano eleitoral é a melhor possível porque a crise está solta. Então, eu tenho a impressão que os candidatos serão mais cometidos nos gastos e obedecerão às leis e as orientações”, espera. 

Questionado se as medidas tomadas pelo órgão tendem a ser mais severas, ele revelou que pretende atuar de forma mais leve. “Eu acho que mais leve, porque eu sou mais leve. Eu vou às emissoras, me proponho a conversar com os candidatos, debater para exatamente tornar as eleições mais facilitadas para o TRE e para mim né?”, avaliou o novo presidente. 

Perfil – Antônio Carlos Alves da Silva é natural do Recife e ingressou na magistratura em 16 de março de 1989, na Comarca de Parnamirim. Além de ser formadao em direito, ele também se graduou como Relações Públicas em 1978. No ano de 2008, com 34 votos ele foi eleito, por merecimento, como desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Depois de atuar em várias Comarcas do Estado como Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Salgueiro, Garanhuns, entre outras, Antônio Carlos foi promovido juiz de direito substituto da 3ª entrância em 1992. No mesmo ano foi indicado para Juiz Eleitoral da 56ª Zona de Garanhuns. Já em 1994 ele presidiu a 174ª Junta Eleitoral da 2ª Zona Eleitoral e posteriormente, de 2005 a 2007 foi Juíz da 3ª Zona Eleitoral. No Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, o desembargador atuará por um biênio. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores