Eleição do novo presidente da Câmara deve ser na quinta

Deputados tem até cinco sessões para definir quem vai assumir o mandato tampão até fevereiro de 2017

por Giselly Santos qui, 07/07/2016 - 16:50
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Qualquer parlamentar exceto Eduardo Cunha pode participar da disputa pelo mandato tampão Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Com a renúncia do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) à presidência da Câmara dos Deputados, os parlamentares terão um prazo de até cinco sessões para realizar uma nova eleição e preencher o cargo até fevereiro de 2017, quando o mandato do peemedebista acabaria. Para que o prazo comece a ser contado, a carta entregue no início da tarde desta quinta-feira (7) precisa ser lida em Plenário e publicada no Diário Oficial da Casa. 

A eleição deve ser marcada para a próxima quinta-feira (14) para dar tempo ao período de inscrição das candidaturas. Qualquer parlamentar exceto Eduardo Cunha pode participar da disputa pelo mandato tampão. A eleição pode ser definida em até dois turnos, para vencer de primeira o candidato precisa ter a maioria absoluta dos votos diante do quórum registrado na sessão.

Caso vá para o segundo turno, bastará a maioria simples dos votos. A eleição será secreta e ocorrerá por meio do sistema eletrônico. 

LeiaJá também

--> Deputados pontuam existência de ‘Operação Salva Cunha’

--> Jarbas Vasconcelos: “Cunha terminará cassado e preso”

--> Eduardo Cunha renuncia à presidência da Câmara 

--> Deputados pontuam existência de ‘Operação Salva Cunha’

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores