Sem parlamentares, estudantes ocupam Câmara dos Deputados

Durante cinco dias, alunos de escolas públicas e privadas irão vivenciar o cotidiano dos deputados federais, durante o Parlamento Jovem Brasileiro

por Dulce Mesquita seg, 26/09/2016 - 09:34

A alguns dias das eleições, os deputados federais se concentram nos estados para as campanhas, deixando a Câmara praticamente sem atividades legislativas. Sem os parlamentares, os debates e votações serão conduzidos por estudantes, durante a 13ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).

O projeto é realizado anualmente com o objetivo de oferecer a alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático. Durante cinco dias, os estudantes irão discutir e deliberar sobre propostas de projeto de lei, nas dependências da Câmara, em Brasília.

Ao todo, 78 participantes foram selecionados, após a elaboração de projeto de lei visando melhorar a realidade do País. A quantidade de estudantes por estado é proporcional à representação de cada um deles na Câmara, definida com base na população. Pernambuco tem quatro representantes.

O Parlamento Jovem Brasileiro foi iniciado em 2004 e é voltado para estudantes do 2º ou 3º ano do ensino médio ou do 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. São alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos.

Agenda - Além das atividades do projeto, apenas três reuniões estão previstas para os deputados nesta semana. Nesta segunda-feira (26), será realizada uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional dos Vicentinos e a sessão de debates. Na quarta (28), a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia realizará audiência pública para debater as iniciativas necessárias para o avanço da Política Nacional de Economia Solidária.

O retorno às atividades normalmente só está previsto para a próxima semana.

COMENTÁRIOS dos leitores