Romero Jucá é oficializado líder do governo no Congresso
O Diário Oficial da União desta quinta-feira (17) traz a nomeação do senador. Ele foi indicado desde o início do mês e substituirá a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES)
O presidente Michel Temer (PMDB) nomeou, nesta quinta-feira (17), o senador Romero Jucá (PMDB-RR) para exercer a função de líder do governo no Congresso Nacional. A indicação foi publicada por mensagem presidencial no Diário Oficial da União de hoje. Jucá vai substituir a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES).
Jucá foi indicado para o posto no início do mês. Agora com o novo cargo, o senador é responsável pela linha de frente de diálogo entre senadores e deputados para as votações consideradas importantes para o Planalto e a manutenção de vetos presidenciais.
O peemedebista já foi líder governista nas gestões dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT). Em maio deste ano, ele se licenciou do Senado para exercer a função de ministro do Planejamento, no início do governo de Michel Temer (PMDB), mas 12 dias depois de nomeado pediu demissão.
A saída foi provocada pelo vazamento de uma gravação feita pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. No áudio, Jucá é flagrado sugerindo que o impeachment de Dilma seria a solução para “estancar essa sangria”, como se referiu à investigação da Lava Jato. Atualmente, Jucá é alvo de sete inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), dois deles oriundos da Lava Jato.