Ipojuca: entenda como será a nova eleição

Em coletiva, o secretário Judiciário do TRE-PE, Marcos Valério, explicou porque o prefeito eleito de Ipojuca, Romero Sales (PTB), não assumirá o mandato a partir de 2017

por Taciana Carvalho sex, 16/12/2016 - 21:04
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

Em coletiva de imprensa nesta sexta (16), o secretário Judiciário em exercício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Marcos Valério, confirmou que o prefeito eleito em Ipojuca, Romero Sales (PTB), não irá assumir o mandato em janeiro de 2017, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Durante a entrevista, Marcos Valério explicou porque Romero teve a candidatura indeferida. "O registro do candidato Romero, que teve a maioria dos votos em Ipojuca, foi indeferido pelo juiz [1ª estância] por improbidade administrativa. Houve recurso para o Tribunal Regional [2ª estância], que manteve a decisão. Foi para o Tribunal Superior Eleitoral [3ª estância], que também manteve a decisão do juiz de primeiro grau. Por conta disso, nós teremos novas eleições no município de Ipojuca ainda a ser definido pelo nosso Tribunal".

No dia 24 de janeiro de 2017, o TRE-PE irá definir por meio de resolução a data para a realização da nova eleição, que deverá acontecer no final de março ou em abril. As regras para os novos candidatos continuam as mesmas, entre elas, ser filiado a um partido, estar quite com a Justiça Eleitoral e possuir domicílio eleitoral. 

A verba para a nova eleição será solicitada ao TSE. Enquanto não acontece o novo processo, quem assumirá em janeiro é o presidente da Câmara dos Vereadores do município. Ainda não se sabe se o vice de Romero, Leno (PTN), poderá concorrer no lugar de Romero Sales. "A decisão de quem pode ser candidato será do juiz eleitoral quando analisar os pedidos. Fazer pronunciamento antecipado seria prejulgar", também destacou em nota o TRE-PE.

COMENTÁRIOS dos leitores