Prefeito quer um modelo do Pacto pela Vida em Petrolina

Miguel Coelho (PSB) disse que acredita no programa e que quer implantar, na cidade, um modelo “inspirado” no Pacto

por Taciana Carvalho sab, 18/03/2017 - 18:46
Reprodução/Facebook Reprodução/Facebook

Não foi apenas o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB), que defendeu o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmando que ele está “dando o máximo de si” pelo estado. O gestor de Petrolina, Miguel Coelho PSB), também amenizou ao falar sobre a área da segurança pública e afirmou que acredita no programa Pacto pela Vida. 

O Pacto é uma política pública de segurança que visa, principalmente, a prevenção de homicídios e que também prevê o monitoramento permanente de ações e resultados, segundo informações do governo estadual. Em entrevista ao LeiaJá, Miguel disse que não se pode ser injusto com a história do Pacto pela Vida, mas confessou que o mesmo precisa ser revisto. “Ainda na época de deputado eu defendia que o Pacto pela Vida precisava ser revisto, até porque qualquer política pública precisa ser revista de tempo em tempos. Com o Pacto pela Vida não seria diferente”, disse. 

O prefeito da cidade do sertão pernambucano declarou que quer implementar na cidade um modelo inspirado no Pacto pela Vida e em outros programas bem sucedidos, como os existentes na Colômbia. “Iremos também reestruturar a nossa guarda municipal e patrimonial para que possamos dar mais segurança. Isso passa em investimento em centros de videomonirotamento”, contou. 

Ele ainda falou sobre a dificuldade em comandar uma cidade com mais de 340 mil habitantes, ressaltando que não era um “desafio simples”, principalmente em um cenário de grave crise que se encontra em todo o Brasil. “Petrolina, graças a Deus, consegue se destacar um pouco, diferente das outras em razão da fruticultura irrigada, que ajuda”.

No entanto, Coelho pontuou que a cidade passou por um “revés”. “Não só na queda da receita, mas também deixando de arrecadar por simples questão de gestão. Em quase três meses, consegui triplicar a receita de licença de construção, apenas com gestão, informatizando e com mais transparência. Com gestão, eficiência, transparência e zelo pelo bem público estamos conseguindo fazer algumas alterações”. 

A saúde pública é uma prioridade, segundo o prefeito. Ele declarou que, após uma reorganização na Secretaria de Saúde já podem ser vistos os resultados. “Em dezembro do ano passado, na gestão passada, foram de 16 a 17 mi atendimentos. Em janeiro, conseguimos fazer 32 mil”, comemorou. 

COMENTÁRIOS dos leitores