Prefeito de Bayeux é preso suspeito de corrupção passiva
De acordo com o promotor da Gaeco do Ministério Público da Paraíba, o prefeito foi denunciado por empresário
Berg Lima, prefeito de Bayeux, foi preso em flagrante nesta quarta-feira (5) pela Polícia Civil, suspeito de corrupção passiva. De acordo com o promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba, Octávio Paulo Neto, Berg estava tentando extorquir um empresário fornecedor da prefeitura. E foi o próprio empresário que o denunciou, segundo informações preliminares do promotor.
Segundo a investigação, a prefeitura fazia o empenho para o pagamento, mas o prefeito Berg Lima só liberava se recebesse um percentual previamente acertado. O recebimento do dinheiro foi filmado e o vídeo, divulgado no canal Tarcísio Araújo no Youtube. O vídeo mostra um empresário fornecedor da prefeitura de Bayeux contando o dinheiro (uma soma de R$ 4 mil) e entregando ao prefeito. O gestor foi detido e levado para a Central de Polícia em João Pessoa, onde será ouvido. A assessoria da Prefeitura de Bayeux declarou que vai se informar melhor sobre o caso para poder se posicionar oficialmente.
Desde o início do ano o prefeito de Bayeux vem enfrentando uma série de denúncias. Na Câmara Municipal da Cidade é alvo de um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de averiguar a existência de servidores fantasmas no município. O pedido de apuração foi feito pelo ex-secretário da Indústria e Comércio da cidade, Ramon Acioly, alegando que existem servidores na folha de pagamento da prefeitura que nunca compareceram ao trabalho.
Após ser divulgada a prisão do prefeito de Bayeux, Noquinha, presidente da Câmara Municipal, convocou os vereadores para uma sessão extraordinária com o objetivo de pedir o afastamento de Berg Lima. Em caso de afastamento, o vice, Luiz Antônio (PSDB), assume o cargo.