Solenidade marca os 87 anos da morte de João Pessoa

Na manhã desta quarta-feira (26) o Governo do Estado prestou homenagens ao ex-presidente João Pessoa

por Vitória Vieira qua, 26/07/2017 - 18:16
Alberi Pontes Homenagem aos 87 anos da morte do ex-presidente João Pessoa Alberi Pontes

Em homenagem aos 87 anos da morte do ex-presidente João Pessoa foi celebrada, nesta quarta-feira (26), uma missa na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, uma solenidade cívica, na Praça João Pessoa, e uma visita ao mausoléu, nos jardins do Palácio da Redenção. Entre as pessoas presentes estavam o secretário executivo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raoni Mendes, o deputado estadual João Gonçalves, representando a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e o jornalista Abelardo Jurema, sobrinho-neto de João Pessoa.

Raoni Mendes, que representou o governador Ricardo Coutinho na ocasião, destacou a importância do ex-presidente João Pessoa para o Estado da Paraíba falando de seu caráter inovador com o qual governou a Paraíba, ressaltando sua importância para a história do Estado e do Brasil. "João Pessoa adotou ações que servem de referência 87 anos depois de sua morte, e que precisam ser lembradas", afirmou. 

Na celebração eucarística, o padre José Carlos Ferreira disse que o momento era para refletir sobre a herança deixada pelo ex-presidente João Pessoa. "Quis a história colocar a Paraíba num contexto tão importante para a história do Brasil por meio de um personagem não menos importante", afirmou. Durante a solenidade cívica, na Praça dos Três Poderes, o acadêmico Itapuan Botto Targino discursou em nome da Academia Paraibana de Letras. "A história leva séculos para produzir homens à altura de João Pessoa. É preciso que esse legado seja preservado", destacou. 

Abelardo Jurema lembrou de atuações do ex-presidente que ainda servem de inspiração nos dias de hoje e agradeceu pelas homenagens, "João Pessoa foi incorruptível, enfrentou os coronéis que não pagavam impostos, adotou ações modernizadoras, enfrentou interesses mesquinhos. A família se sente muito honrada com essas homenagens, que atestam o legado que João Pessoa deixou para esta e para as futuras gerações", ressaltou. A também jornalista Rosa Aguiar, filha do historiador Wellington Aguiar, destacou as principais virtudes que elevaram o nome do ex-presidente João Pessoa. "Foi um político de atuação reformadora e inconformista, que lutou contra as oligarquias e o favoritismo político predominantes em sua época, promoveu uma significativa reforma tributária", afirmou.

COMENTÁRIOS dos leitores