Fernando Capez vira réu no caso da máfia das merendas
Tucano é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) transformou o deputado estadual Fernando Capez (PSDB) em réu no caso que ficou conhecido como a "máfia das merendas". A decisão que acatou a denúncia do Ministério Público foi expedida na última quarta-feira (9). O tucano é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O Órgão Especial do TJ-SP aceitou o pedido de investigação contra o parlamentar por 12 votos a 9. "Havendo indícios de autoria e prova da materialidade dos delitos descritos na inicial acusatória, a regra legal determina o recebimento da denúncia oferecida pelo Ministério Público e a instauração da persecução penal", argumentou o desembargador Márcio Bártoli.
O escândalo da máfia das merendas veio à tona em 2016, com a deflagração da Operação Alba Branca, que identificou desvio de R$ 1,11 milhão nos contratos da Secretaria de Educação durante o governo de geraldo Alckmin (PSDB). O montante, segundo a investigação, teria sido utilizado para a campanha de Capez em 2014. O deputado nega as acusações.