Ida de Bolsonaro a ONU pode gerar protestos em Nova Iorque

Presidente deve discursar na abertura da Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas

qui, 19/09/2019 - 15:08
Reprodução/Instagram Jair Bolsonaro vai discursar na abertura da Assembléia Reprodução/Instagram

A ida do presidente Jair Bolsonaro para Nova Iorque, onde fará discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, na próxima terça (24) está causando movimentação no exterior. Diversos grupos, de vários países, estão se articulando para promover protestos contra a presença do atual comandante do Brasil no evento. As delegações podem abandonar o plenário ou então virarem de costas enquanto Bolsonaro discursa, entre outras ações.

Segundo o colunista Jamil Chade, grupos de ambientalistas, de defensores de direitos humanos, indígenas, deputados e ONGS apresentarão uma série de denúncias contra o governo brasileiro, enquanto manifestações planejadas previamente começam em diferentes partes da cidade norte-americana. A ideia seria levar os protestos tanto para as ruas quanto para as salas de reunião da ONU. 

Ainda de acordo com o colunista, estão previstos protestos para a próxima segunda (23), dia que antecede a abertura da Assembleia, e na terça (24), dia em que está marcado o discurso de Bolsonaro, também estariam sendo organizadas ações para expôr a situação da Amazônia e dos povos indígenas, com a hashtag #CancelBolsonaro.

Na última quarta (18), o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, garantiu a presença do mandatário na Assembleia Geral da ONU mesmo tendo passado recentemente por uma cirurgia. Segundo ele, o presidente está em "ótimos termos clínicos" e sua viagem estaria confirmada.

COMENTÁRIOS dos leitores