Ricardo Salles acaba com três bases do projeto Tamar

Mais importante iniciativa de conservação de tartarugas no Brasil deixou de funcionar em Camaçari (BA), Parnamirim (RN) e Pirambu (SE)

qui, 28/05/2020 - 20:06
Divulgação Tamar é o mais importante projeto de conservação de tartarugas marinhas do Brasil. Divulgação

 O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, extinguiu, através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio), as operações do Projeto Tamar na cidades de Camaçari (BA), Parnamirim (RN) e Pirambu (SE), sendo esta a primeira a ter sido aberta no país, embora estivesse desativada desde o fim de 2019. O Tamar é a principal iniciativa brasileira em prol da conservação das tartarugas marinhas. O ICMBio vai criar uma nova base avançada do Tamar em Salvador (BA).

Segundo a nova portaria, as bases avançadas dos centros nacionais de pesquisa e conservação (não apenas o Tamar), só seguirão funcionando se comprovarem ao governo federal a necessidade de suas ações durante todo o ano. Tal comprovação seria feita através da aprovação dada pela Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio aos projetos de pesquisa ou conservação e planos de trabalho elaborados pelos pesquisadores.

COMENTÁRIOS dos leitores