PL: meia-entrada para jornalistas é aprovada no Recife

Projeto de lei também beneficia radialistas e publicitários

por Rachel Andrade qua, 07/04/2021 - 18:45
Divulgação Vereadores Osmar Ricardo e Marco Aurélio Filho Divulgação

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta terça-feira (7), o Projeto de Lei Ordinário nº 38/2021, que autoriza a meia-entrada para radialistas, jornalistas e publicitários em estabelecimentos e eventos culturais, esportivos, de lazer e entretenimento. O PL foi redigido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), e aprovado por unanimidade na sessão no dia em que é celebrada a profissão de jornalista.

Segundo o texto, o projeto assegura às categorias o pagamento de 50% do valor real cobrado pelo ingresso em estabelecimentos e eventos culturais, esportivos, de lazer e entretenimento no município do Recife. Ainda de acordo com a proposta, para a obtenção do benefício, deverá ser apresentado o registro profissional emitido pelo Ministério do Trabalho ou sindicato a que estão submetidas as referidas classes.

O autor do texto, Marco Aurélio, vê a importância do acesso da categoria aos equipamentos culturais da cidade, também como um benefício para a economia. “O fomento à cultura é imprescindível na formação intelectual da sociedade. Neste sentido, nada mais justo do que incentivar e homenagear estes importantes profissionais com um benefício que além de colaborar com o setor, gera impacto positivo para o desenvolvimento econômico da cidade”, afirma o vereador, conforme sua assessoria de comunicação.

O  vereador Osmar Ricardo (PT), relator do projeto, e responsável pela aplicação do benefício aos publicitários, reconhece a meia-entrada como forma de valorização da classe. “O projeto do Vereador Marco Aurélio é muito importante para valorizar o trabalho realizado pelos radialistas e jornalistas. Nossa emenda incluiu a categoria dos publicitários para abarcar todos os profissionais da imprensa e incentivar o acesso deles aos bens culturais. Vamos agora esperar a aprovação no Plenário da Casa”, disse Osmar Ricardo (PT).

A iniciativa foi comemorada pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope), Severino Júnior. "A aprovação desse PL é de fundamental importância. Essa é uma luta antiga da categoria, e diante de um cenário de perdas de direitos, conquistar esse é um alento. Quando o parlamentar auxilia o exercício do jornalismo, e sobretudo do jornalista, ele cumpre seu papel de defender a democracia", afirmou Severino Júnior.

COMENTÁRIOS dos leitores