PE: ministros simulam entrega de itens enviados por Paulo

Em foto, Marcelo Queiroga e Gilson Machado aparecem ao lado de aparelhos enviados pela Secretaria Estadual de Saúde, e não pelo governo Bolsonaro

por Kauana Portugal ter, 01/06/2021 - 10:34
Reprodução/Instagram Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e do Turismo, Gilson Machado Reprodução/Instagram

Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e do Turismo, Gilson Machado, estiveram na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, localizada do Agreste pernambucano, para simular a entrega de concentradores de oxigênio enviados pela gestão de Jair Bolsonaro (sem partido). Contudo, nas fotos tiradas durante a suposta entrega, no último domingo (30), Machado e Queiroga aparecem com aparelhos encaminhados para a cidade através do próprio governo estadual, dias antes.

“É o concentrador que tinha [que aparece na foto]. Na verdade, recebemos o concentrador do Governo do Estado. Fica a polêmica de quem que deu e, enfim, recebemos cinco concentradores do governo do estado”, disse Fabio Aragão (PP), prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, ao jornal Folha de São Paulo.

O aparelho, na verdade, foi encaminhado na última quinta-feira (27), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que fez envio de 149 concentradores de oxigênio para as cidades pernambucanas, com o objetivo de auxiliar os gestores municipais no combate à Covid-19. Santa Cruz do Capibaribe, único município onde Jair Bolsonaro venceu no segundo turno das eleições presidenciais de 2018, foi uma das 29 cidades do Agreste a receberem o material, que realiza a filtragem do ar ambiente e fornece oxigênio puro ao paciente.

Na legenda da foto, que foi publicada em seu perfil do Instagram, o ministro do Turismo afirma ainda que estava em Pernambuco para “fazer mais uma entrega de respiradores enviados pelo Governo do Presidente Jair Bolsonaro para o povo de Pernambuco”. O que o registro mostra, contudo, é o concentrador, e não o respirador. "Os equipamentos foram repassados ao prefeito Fabio Aragão e a secretária Lívia Borba. O nosso Governo segue trabalhando pelo povo brasileiro, nos quatro cantos do Brasil! Aqui em Pernambuco foram 148 concentradores de Oxigênio", completa o texto.

Procurado pela Folha de São Paulo, o ministro do Turismo disse, por meio de sua assessoria, que os equipamentos “entregues no final de semana fazem parte de uma compra de 5.100 concentradores do governo federal para atender Norte e Nordeste”. Questionado sobre a afirmação do prefeito sobre o envio pelo estado, ele não respondeu. 

Dessa remessa de 5.100, somente nove foram entregues em Pernambuco até o momento, na cidade de Caruaru, no sábado (29). O envio de cinco concentradores desse pacote para Santa Cruz do Capibaribe está agendado para esta terça (1º), com chegada prevista para o dia 10 de junho.

Em decorrência do aumento de casos graves de Covid-19 no estado de Pernambuco, a gestão Paulo Câmara (PSB), solicitou mil cilindros de oxigênio, 500 concentradores e 200 mil testes para detectar o novo coronavírus. Pernambuco ainda não recebeu retorno do Ministério da Saúde sobre as demandas, e montou, na última sexta-feira (28), uma central emergencial de fornecimento de gases hospitalares no Recife, com o intuito de distribuir oxigênio para as unidades municipais de saúde.

COMENTÁRIOS dos leitores