Para Mello, impeachment de Moraes é 'absurda provocação'

O ex-ministro do STF, Celso de Mello, disparou contra o pedido de impeachment feito pelo presidente Jair Bolsonaro contra Alexandre de Moraes

sab, 21/08/2021 - 13:43
Nelson Jr./SCO/STF Celso de Mello, quando ainda ocupava cadeira no STF Nelson Jr./SCO/STF

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello chamou de “absurda provocação” a ação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que decidiu apresentar um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes. A declaração foi dada ao jornal O Globo.

Na entrevista, Mello nomeou a atitude do chefe do Executivo como uma tradução da “ofensa manifesta ao convívio harmonioso entre os Poderes da República”, e disse ainda que a denúncia contra Moraes não tem “fundamento legítimo”, além de revelar “a intenção subalterna de pretender intimidar um magistrado”.

Segundo o ex-ministro, que se aposentou em outubro do ano passado, Alexandre de Moraes “cumpre, com exatidão e estrita observância das leis, o seu dever funcional”. Celso de Mello acrescentou que “Bolsonaro precisa ter consciência de que não está acima da autoridade da Constituição e das leis da República”.

O pedido feito por Jair Bolsonaro configura um episódio inédito na política brasileira. Em nota, o STF repudiou a ação, e disse que a democracia “não tolera que um magistrado seja acusado por suas decisões'' e que Moraes irá aguardar a decisão do Senado.

COMENTÁRIOS dos leitores