Weintraub afirma que Bolsonaro ordenou entrega do FNDE

ex-ministro da Educação aponta que o fundo foi entregue ao Centrão

ter, 12/04/2022 - 16:42
Marcos Corrêa/PR Ex-ministro Abraham Weintraub Marcos Corrêa/PR

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub (Brasil 35), afirmou ter recebido ordens do presidente, Jair Bolsonaro (PL) para entregar o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao Centrão.

Em entrevista à CNN, Weintraub contou que o direcionamento foi em março de 2020, mas concretizado em junho do mesmo ano. “Quem vai me dar uma ordem dessas? O meu chefe. Ele falou: você vai ter que entregar o FNDE pro Centrão e eu falei: presidente, não faça isso. E eu fiquei adiando o máximo que eu podia, fiquei adiando. Eu subi toda a governança, as regras, do processo decisório do FNDE", relatou à emissora.

E continuou: "Tentei, inclusive, fazer um conselho, um board decisório pro FNDE não ficar… Para o presidente do FNDE não se reportar só ao ministro da Educação, se reportar ao ministro da Economia e ao da Casa Civil. Na época era o Braga Netto. Tentei, o Braga Netto não quis”.

No entanto, na mesma entrevista, ele isenta o Chefe do Executivo de participar diretamente das irregularidades. "Eu não acho que o presidente esteja envolvido nisso, mas ele deixou entrar gente errada dentro do governo. E essas pessoas erradas que aprontaram no passado eu acho que tem uma probabilidade alta de terem aprontado de novo, mas para ser justo, eu sou a favor de sempre ser justo, então, vamos investigar”, disse.

Confira o trecho da entrevista:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores