Gilmar Mendes: Compaz deveria ser replicado pelo país

O ministro do STF está no Recife nesta segunda-feira (22) e recebe uma homenagem pelos 20 anos como magistrado

seg, 22/08/2022 - 10:55
Victor Gouveia/LeiaJá Imagens Gilmar Mendes chegando ao Teatro de Santa Isabel Victor Gouveia/LeiaJá Imagens

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, está cumprindo agenda no Recife nesta segunda-feira (22). O magistrado recebe, neste momento, a  medalha de Ordem do Mérito Capibaribe, a mais alta comenda da capital pernambucana. A homenagem faz parte das comemorações dos 20 anos de magistratura de Gilmar. 

Mais cedo, o ministro do STF visitou o Compaz Dom Hélder Câmara, no bairro do Coque. Gilmar disse que o modelo do equipamento instalado no Recife deveria ser replicado pelo país. 

"Estou vindo agora do Compaz Dom Helder Câmara e fiquei deveras impressionado. Oxalá a gente conseguisse projetar isso para o Brasil todo e houvesse realmente um modelo", disse ao chegar ao Teatro de Santa Isabel, onde recebe a medalha.



Sensibilizado com a visita, o ministro elogiou a política de prevenção através da atuação do Centro, considerado uma importante ferramenta no combate ao encarceramento em massa e nos esforços pela recuperação de reclusos, pautas que defendeu quando esteve a frente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

“O Compaz avança ao ser colocado em um local de população que sofre de todos os problemas de desigualdades e tenta quebrar isso, fazer com que os estudantes a tenham, desde logo, acesso à melhor escola, treinamento e encontre saída que os tire eventualmente do contato com a criminalidade”, sintetizou o decano da Suprema Corte. 

*Com informações de Victor Gouveia

COMENTÁRIOS dos leitores