Pesquisa CNT/MDA: Lula pontua 42,3% e Bolsonaro 34,1%

Petista também é líder sobre todos os adversários nas simulações de segundo turno

por Vitória Silva ter, 30/08/2022 - 12:55
Colagem/Ricardo Stuckert/Alan Santos Os candidatos Lula e Jair Bolsonaro, líderes de pesquisa Colagem/Ricardo Stuckert/Alan Santos

A nova pesquisa do Instituto MDA Pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como o líder da corrida eleitoral ante as eleições presidenciais. No primeiro turno estimulado, o petista pontuou 42,3% (oscilou um ponto positivo desde o último levantamento) contra 34,1% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Na nova rodada do levantamento, Bolsonaro cresceu dois pontos percentuais, dentro da margem de erro. Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), com 7,3%. Na sequência aparecem Simone Tebet (MDB), que acumula 2,1% das intenções de voto, Luiz Felipe D'Ávila (Novo), com 0,3%; e Roberto Jefferson (PTB) com 0,2%. Leo Péricles (UP) e Vera Lúcia (PSTU) têm 0,1% de intenções de voto cada. Brancos e nulos são 5% e indecisos, 7,8%. 

Apesar de Pablo Marçal (PROS) ter escolhido retirar a candidatura para apoiar o ex-presidente Lula, ele foi considerado na pesquisa e pontuou 0,4%. Diferente da pesquisa CNT/MDA anterior, divulgada em maio, a atual não considerou os nomes de João Doria (PSDB), do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) e do deputado federal André Janones (Avante). 

Segundo turno 

Nas projeções para um eventual segundo turno, Lula manteve a liderança sobre todos os adversários. Contra Bolsonaro o petista tem 50,1% dos votos, e o atual presidente, 38,8%. Bolsonaro só teria vantagem no segundo turno, segundo a pesquisa, se disputasse contra Simone Tebet. O atual presidente teria 41,6% e Tebet, 35% das intenções de voto. 

O levantamento ouviu 2.002 pessoas, entre 25 e 28 de agosto. A margem de erro é de 2,2 p.p., e o nível de confiança é de 95%. O número do registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-00950/2022. 

LeiaJá também 

- - >'Ipec: 47% rejeitam voto em Bolsonaro e 36%, em Lula'  

- - 'Pesquisa Ipec 2º turno: Lula tem 50%, e Bolsonaro, 37%' 

 

COMENTÁRIOS dos leitores