Quaest: Eleitor de Ciro e Tebet opta por Lula no 2º turno

Eleitorado apontou preferência pelo ex-presidente em um cenário de segundo turno desconsiderando seu candidato primário

por Vitória Silva ter, 30/08/2022 - 13:41
Ricardo Stuckert O ex-presidente Lula, do PT Ricardo Stuckert

Caso o segundo turno das eleições presidenciais aconteça e cumpra o que tem sido visto nas pesquisas, de um cenário entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) devem declarar, em maioria, apoio ao petista. A informação consta em um recorte da pesquisa Genial/Quaest divulgada em 17 de agosto, mas referente a um questionário feito a duas mil pessoas entre os dias 11 e 14 deste mês. 

A pergunta feita ao eleitorado foi “Quem você acha que seu candidato deveria apoiar no segundo turno?”. Entre os que se declararam eleitores de Ciro, 49% disseram que ele deve apoiar Lula, 27% optaram por Bolsonaro e 16% avaliam que o pedetista não deve escolher nenhum dos dois. Além destes, 8% não souberam responder. 

Já entre os eleitores de Tebet, 37% se mostraram favoráveis a Lula. Os que acreditam que ela deve se manter neutra, porém, superam o número do petista: 39%. Já os em favor de Bolsonaro foram 16%.  

Gráfico com a distribuição de pergunta e respostas. Foto: Divulgação/Quaest

A mesma pergunta foi feita ao eleitorado de outros candidatos, como Vera Lúcia (PSTU), Felipe D'Ávila (Novo) e Eymael (DC). Lula também é o favorito ou empata em todos eles. Entre os eleitores de Vera, Lula é opção no segundo turno para 48%, contra 29% que favorecem a Bolsonaro. O candidato do Novo tem um eleitorado dividido: 34% votariam em Lula e 34% votariam em Bolsonaro. 

No eleitorado do democrata cristão, a diferença aumenta consideravelmente. 68% indicaram que votariam em Lula e 32% preferem que Eymael não vote em nenhum dos dois. Ninguém respondeu que votaria em Jair Bolsonaro. 

Na pesquisa ampliada, os eleitores que não querem nem o ex e nem o atual presidente, indicaram ampla vantagem para o petista no segundo: 45% responderam que seu candidato deve apoiar Lula, 24% Bolsonaro, 22% nenhum dos dois e 9% não quiseram ou não souberam responder. 

LeiaJá também 

- - >'Ipec: 47% rejeitam voto em Bolsonaro e 36%, em Lula'  

- - 'Pesquisa CNT/MDA: Lula pontua 42,3% e Bolsonaro 34,1%' 

 

COMENTÁRIOS dos leitores