TSE testará biometria em urnas no dia da eleição

O projeto será feito em 18 estados e no DF, em 56 urnas eletrônicas

qui, 15/09/2022 - 16:20
Alejandro Zambrana/Secom/TSE Urna eletrônica brasileira conta com sistema de biometria Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes, realizou uma simulação do projeto-piloto com biometria nos testes de integridade das urnas eletrônicas, nesta quinta-feira (15). A ideia é que seja implementada nas eleições desse ano. 

Além disso, Moraes acrescentou que o projeto será feito em 18 estados e no Distrito Federal, em 56 urnas, o que representa 8,74% dos 640 aparelhos que já tinham sido destinados para a realização dos testes de integridade. Já o restante, serão submetidas ao teste que é tradicionalmente realizado no dia das eleições, pela Justiça Eleitoral, com acompanhamento de uma auditoria externa.   

A diferença do teste anterior para esse, é que agora será feito com biometria de eleitores reais. "A partir da liberação da biometria, o teste de integridade é absolutamente idêntico ao que vem sendo realizado desde 2002", explicou Moraes. 

O ministro acrescentou que o o projeto será implementado para verificar se o uso da biometria do eleitor vai, de fato, melhorar o teste de integridade das urnas. 

Funcionamento 

A ideia é que o projeto funcione da seguinte forma: no dia das eleições, os eleitores após votarem serão encaminhados para um local, que será usada a biometria dos voluntários convidados.   

Participarão do projeto-piloto entre 32 e 64 urnas em todo o país.  

COMENTÁRIOS dos leitores