Lula retoma fala de Bolsonaro sobre aborto

O petista garantiu, ainda, ser contrário ao aborto

por Alice Albuquerque sab, 29/10/2022 - 00:15
Ricardo Stuckert/Divulgação O ex-presidente Lula (PT) Ricardo Stuckert/Divulgação

A liberação do aborto foi discutida entre os candidatos à Presidência da República nesta sexta-feira (28), no debate da TV Globo para o segundo turno das eleições. Na ocasião, Lula (PT) leu uma declaração de Bolsonaro (PL) quando ainda era deputado federal, em 1992, na qual ele defende a distribuição de pílulas abortivas para as mulheres.

O petista leu um trecho do discurso de Bolsonaro à época: “‘Não adianta uma multidão de brasileiros subnutridos sem condições de servir ao seu País. Conclui o então deputado, que oferece que seja distribuído pílula de aborto para a sociedade brasileira em 1992’. Você falou isso ou não?”, questionou Lula, em provocação. 

Ao se defender do próprio discurso, Bolsonaro diz que não lembrava do que havia dito. “30 anos atrás? Não confunda com pílula do dia seguinte”, disse. “Outra coisa, 30 anos atrás, eu posso mudar. Agora você, a poucos dias, falou claramente que abordo é questão de saúde pública, que as madames iam fazer aborto lá fora e aqui dentro as mulheres faziam outras coisas”, lembrou. O chefe de Estado completou, ainda, o uso do Cytotec, remédio abortivo. 

“Você é abortista, Lula. Você é abortista convicto. E você sempre trabalhou com isso. As suas ex-ministras dos Direitos Humanos trabalhavam com isso. Então, você é abortista. Pegou uma matéria de 30 anos atrás que nem lembro mais do que se tratava”, repetiu. 

Em resposta, Lula assegurou ser contra o aborto e exaltou “respeitar a vida”. “Eu sou contra o abordo e as minhas mulheres eram contra o aborto. Minha mulher [Janja] é contra o aborto. Eu respeito a vida porque eu tenho cinco filhos, oito netos e uma bisneta. Portanto, se você quis jogar a culpa do aborto em alguém, jogue em você memo, porque em mim não cola”, garantiu.

COMENTÁRIOS dos leitores