Anielle comemora convite para integrar equipe de transição
A irmã da ex-vereadora Marielle Franco se disse muito honrada pelo convite feito pela equipe do presidente eleito Lula
A irmã da ex-vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, Anielle Franco comemorou em suas redes sociais o anúncio feito, nesta quinta-feira (10), pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckimin (PSB) de que ela integrará a equipe de transição do presidente eleito Lula (PT).
Em suas redes ela se disse muito honrada pelo convite feito pela equipe do presidente eleito Lula e pontuou os desafios a serem superados nas pautas de políticas públicas para as mulheres brasileiras, especialmente as negras. "Recebi muito honrada o convite para integrar a equipe de transição do Gov @LulaOficial , mas ciente da grande responsabilidade e dos desafios postos, após os últimos anos de retrocesso de direitos das mulheres, sobretudo das mulheres negras, cis e trans, indígenas e quilombolas".
A escritora também fez questão de ressaltar o legado de sua irmã, assassinada em 14 de março de 2018. "Importante ressaltar que não adentro a equipe de transição sozinha, chego com o legado de Marielle e com a trajetória das mulheres negras. Isso mostra que somos muito maiores que qualquer discurso de ódio, desinformação e violências", frisou.
A defesa pelo protagonismo feminino nos espaços de poder também fez parte das mensagens publicadas nas redes sociais por Anielle. "Também é importante que nós, mulheres e pessoas negras, estejamos em todos os espaços de decisão de forma transversal. Somos qualificadas para estar em todos ministérios e secretarias. Vamos construir o Brasil do futuro, da esperança, para todas, todes e todos", celebrou. "São muitos desafios mas trabalharemos pelos direitos de todas as mulheres", completou.
O grupo técnico que discutirá políticas para as mulheres da equipe de transição de Lula tem nomes como Roseli Faria, Roberta Eugênio, Maria Helena Guaresi, Eleonora Menecutti e Aparecida Gonçalves.
Sobre Anielle Franco
Anielle Franco, 37 anos, nasceu no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. A irmã da vereadora assassinada no Rio foi quem organizou o livro "Cartas para Marielle" e dirige o Instituto Marielle Franco, que foi criado em homenagem a ex-vereadora após a sua morte.
Ela tem mestrado em Jornalismo e em Inglês pela Universidade da Flórida A&M e atualmente é mestranda em Relações Étnico-Raciais pela UFRJ. Anielle é bacharel em Jornalismo e em Inglês pela Universidade Central da Carolina do Norte e é bacharel-licenciada em Inglês/Literaturas pela UREJ.