Quem são os ministros já anunciados para compor o governo?

O presidente eleito Lula (PT) ainda não anunciou todos os nomes que vão compor os ministérios

por Alice Albuquerque sex, 16/12/2022 - 08:49
João Velozo/LeiaJáImagens/Arquivo O presidente eleito Lula (PT) João Velozo/LeiaJáImagens/Arquivo

Os nomes dos ministros que irão compor o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir de 1º de janeiro de 2023 começaram a ser anunciados na sexta-feira (9). Até agora foram divulgados os ministros da Fazenda, Casa Civil, Relações Exteriores, Cultura, Justiça e Segurança Pública. 

Veja os nomes já anunciados:

Margareth Menezes - Ministério da Cultura 

A pasta foi recriada pelo governo Lula depois de ter sido transformada em uma secretaria vinculada ao Ministério do Turismo durante o governo Bolsonaro. Margareth ganhou força no grupo temático de Cultura da equipe de transição de Lula e teve o apoio da futura primeira-dama, Janja Silva. 

Fernando Haddad - Ministério da Fazenda

Haddad é ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo. O Ministério da Fazenda é oriundo do atual Ministério da Economia, que também origina os ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e de Planejamento, Orçamento e Gestão. 

Flávio Dino - Justiça e Segurança Pública

O ex-governador do Maranhão e senador eleito pelo Estado pelo PSB, Flávio Dino também já foi juiz federal, deputado federal e presidente da Embratur. 

Mauro Vieira - Relações Exteriores

Mauro é ex-ministro das Relações Exteriores do governo Dilma Rousseff (PT), e atual embaixador do Brasil na Croácia, além de ser ex-embaixador na Argentina e nos Estados Unidos.

José Múcio Monteiro - Ministério da Defesa

Múcio é ex-presidente do Tribunal de Contas da União e ex-ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais. O Ministério da Defesa está vinculado ao Exército, Marinha e Aeronáutica. 

Rui Costa - Casa Civil

Ele é o atual governador da Bahia, com mandato até o dia 31 de dezembro. A Casa Civil auxilia o presidente nas atribuições e coordena a integração entre os ministérios. O petista é um dos principais aliados e articuladores de Lula. 

Confirmados pela equipe de transição, mas aguardam o anúncio de Lula:

Nísia Trindade - Ministério da Saúde

Nísia será a primeira mulher no Brasil a assumir o Ministério da Saúde. Ela é presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mestre em ciência política e graduada em ciências sociais, além de ser pesquisadora com reconhecimentos adicionais na produção científica e ter a obra como referência na área de saúde pública e pensamento social. 

Luiz Marinho - Ministério do Trabalho

Deputado federal eleito, Luiz Marinho foi ministro do Trabalho e depois ministro da Previdência Social nos dois primeiros mandatos de Lula, entre 2005 e 2008. Ex-prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Marinho preside o diretório estadual do PT em São Paulo e foi eleito deputado federal nas eleições de outubro, após derrotas em disputas para o governo do Estado, em 2018, e para a prefeitura da cidade onde Lula tem domicílio eleitoral, em 2020.

COMENTÁRIOS dos leitores