Lula é empossado pela terceira vez presidente

Lula foi aplaudido no Plenário da Câmara, que está lotado

dom, 01/01/2023 - 15:17
Marcos Oliveira/Agência Senado O presidente Lula durante sua posse Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, acaba de proclamar empossados o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin. Lula foi aplaudido no Plenário da Câmara, que está lotado.

Logo depois, o primeiro-secretário do Congresso, deputado Luciano Bivar (União-PE), fez a leitura do Termo de Posse, que foi assinado por Lula, Alckmin e pelos integrantes da Mesa. O mandato dos dois vai até 4 de janeiro de 2027.

Na abertura de seu discurso, Lula afirmou que para vencer a eleição foi preciso superar "a mais abjeta campanha de mentiras e ódio" da história eleitoral brasileira, quando, segundo ele, "nunca a máquina pública foi tão desencaminhada" e "nunca os eleitores foram tão constrangidos pelo poder econômico".

"Foi fundamental a atitude corajosa do Poder Judiciário, especialmente do Tribunal Superior Eleitoral, para fazer prevalecer a verdade das urnas sobre a violência de seus detratores", acrescentou, sob aplausos.  

Combate à fome 

Lula relembrou que, quando tomou posse pela primeira vez em 2003, sua prioridade era combater a fome. Para ele, ter que refazer o compromisso, após o Brasil ter superado esse flagelo, "é o sinal mais forte da devastação social que o Brasil sofreu nos últimos anos". Lula também anunciou como outra grande prioridade retomar os princípios e valores que nortearam a Constituição de 1988, que a seu ver também teriam sido desvirtuados nos últimos anos por um projeto autoritário de poder.

*Da Agência Senado

COMENTÁRIOS dos leitores