Recife terá ato em memória às vítimas do golpe militar
O ato será realizado neste sábado (1), na Praça do Diário, região central do Recife
A Associação Pernambucana de Anistiados Políticos em Pernambuco (APAP), realizará no próximo sábado (1), um ato em memória as vítimas que foram mortas durante a ditadura militar no Brasil. Neste ano, serão homenageados os estudantes Ivan da Rocha Aguiar e Jonas José de Albuquerque Barros, assassinados em 1 de abril de 1964, por serem opositores ao regime autoritário da época.
O ato convoca manifestantes de todo o estado de Pernambuco para defender uma sociedade mais igualitária em direitos e repudiar publicamente qualquer tipo de ataque contra a democracia. ''Reafirmamos os nossos compromissos com as liberdades democráticas e por uma sociedade justa, fraterna e igualitária'', a associação escreveu em nota.
Os estudantes homenageados, Ivo e José, foram mortos por militares após participarem de uma manifestação contra a deposição e prisão do governador pernambucano Miguel Arraes. O crime aconteceu próximo ao Edifício JK, na Avenida Dantas Barreto, na região central do Recife.
O ato neste sábado terá sua concentração na Praça do Diário, no bairro de Santo Antônio, a partir das 9h. Uma cerimônia também será realizada para a troca das placas do memorial construído pela APAP, em 2008, de frente ao edifício onde aconteceu o crime dos jovens, em honra à memória dos estudantes e em repúdio ao golpe militar.