Movimentos femininos querem uma mulher negra no STF

Entidades assinaram uma petição endereçada ao presidente Lula em prol da nomeação de uma mulher negra à corte suprema

sab, 08/04/2023 - 15:49
Reprodução/Instagram Reprodução/Instagram

Movimentos que atuam pela igualdade de gênero e empoderamento feminino estão se mobilizando para sensibilizar o presidente Lula (PT) para indicar uma mulher negra para o Supremo Tribunal Federal (STF). O chefe de Estado indicará dois novos ministros à Suprema Corte ainda em 2023, em virtude das aposentadorias da presidente STF, Rosa Weber, e do ministro Ricardo Lewandowski.

Entre algumas dessas mobilizações está uma petição criada pelo grupo Tributos a Elas, movimento iniciado por procuradoras da Fazenda Nacional. Publicada na plataforma Avaaz, o documento diz: “Desde a sua criação, o Supremo nunca pôde refletir, proporcionalmente, a nossa sociedade, formada por grande população feminina e negra. A diversidade na mais alta Corte do país é imprescindível, para que diferentes vivências, experiências e visões de mundo formem um conjunto abrangente de reflexões, em nome de decisões ainda melhores. É por tudo isso que pedimos a nomeação de uma mulher para a Suprema Corte. Uma mulher negra traduziria mais nossa população, que hoje não se revê, plenamente, naquele espaço de poder”.

No entanto, ao que tudo indica, Lula está um tanto reticente quanto aos apelos. Segundo o jornal Correio Braziliense, o preferido do presidente a uma das vagas seria o seu advogado pessoal, Cristiano Zanin.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores