Indígena bolsonarista faz discurso transfóbico em comissão

A parlamentar disse

ter, 11/04/2023 - 19:22
João Velozo/LeiaJáImagens/Arquivo A deputada federal bolsonarista Silvia Waiãpi (PL-AP) em evento no Recife João Velozo/LeiaJáImagens/Arquivo

A deputada federal bolsonarista Silvia Waiãpi (PL-AP) afirmou, nesta terça-feira (11), que é obrigada a aceitar “mulheres que são homens”. A fala foi feita durante a sessão da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados, a qual a ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara integra. 

O que provocou a fala transfóbica foi o fato de o deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) questionou Silvia sobre a sua identidade indígena, que rebateu que não precisa da legitimidade do deputado e fez uma comparação com mulheres transexuais. 

Ele afirmou que a cultura indígena passa por um “estelionato” e que havia representantes que diziam representar os povos originários sem representá-los.

“Os senhores querem que eu aceite alguém que se autodeclara mulher, sem ser mulher, biologicamente homem. E eu sou obrigada a aceitá-lo. Mas não querem me aceitar”, exaltou a deputada.

COMENTÁRIOS dos leitores