Vereador xinga servidora e a chama de 'neguinha' em sessão

Caso aconteceu na Câmara de Canguçu, no Rio Grande do Sul, em frente a outros parlamentares

por Vitória Silva qui, 08/06/2023 - 10:48
Reprodução Xivo Vilela, vereador do PP, é acusado de racismo Reprodução

O vereador gaúcho Francisco Romeu da Silva Vilela (PP), conhecido como Xico Vilela, protagonizou um episódio de racismo e misoginia durante uma sessão plenária na segunda-feira (5), na Câmara de Canguçu, interior do Rio Grande do Sul. As declarações violentas foram feitas contra uma servidora da Casa, que é uma mulher negra. O parlamentar estava com o microfone aberto e foi ouvido chamando a vítima de “neguinha” e “p*ta”. 

À ocasião, os vereadores discutiam a quarta pauta do dia, que prevê a extinção do cargo de auxiliar de enfermagem e um novo enquadramento dos atuais ocupantes da função na cidade. Não é possível entender o motivo pelo qual Xico Vilela se direciona especificamente à servidora, mas, no momento em que a sessão estava suspensa, ele fez referência à auxiliar, enquanto conversava com o correligionário Ubiratan Rodrigues. “A neguinha é p*ta”, diz ele, no comentário vazado. 

Nas redes sociais, o Progressistas, partido do vereador, emitiu uma nota em que afirma que se trata de um “ato isolado que em nada reflete a ideia e a conduta da Executiva” da sigla. Já o presidente da Câmara, vereador Luciano Bertinetti (MDB), afirmou que a Casa “vai dar os trâmites regimentais ao caso” e que “o ato racista e o preconceito não cabem nos dias de hoje”. O vereador Xico Vilela não se pronunciou publicamente sobre o caso, até o momento. 

Veja a íntegra da nota divulgada pelo Progressistas: 

“Diante dos fatos ocorridos recentemente, em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Canguçu (no momento em que a sessão estava suspensa), fatos estes que atentam contra a dignidade da pessoa humana, o Progressistas esclarece que esta atitude foi um ato isolado, que em nada reflete a ideia e a conduta da Executiva, seus filiados, Vereadores e Suplentes. O Partido Progressista sempre se pautou pela pluralidade, diversidade e igualdade em todos os setores. 

Assim, o Progressistas, através de sua executiva, com este ato, se solidariza com todos que têm sofrido algum tipo de constrangimento e discriminação e reafirma o compromisso com a promoção da igualdade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, repudiando toda e qualquer manifestação preconceituosa, misógina e discriminatória, principalmente no que se refere a grupos sociais que historicamente lutam por equidade nesse país. 

Por fim, o Progressistas, através de sua executiva permanecerá atento e firme com posicionamentos que visem preservar o Estado Democrático de Direito, sobretudo direitos adquiridos ao longo de muitas lutas sociais”. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores