Vereador quer tornar Festa do Morro patrimônio imaterial

O projeto de lei é de autoria do vereador Eriberto Rafael (PP) prevê tornar a festa de Nossa Senhora da Conceição patrimônio cultural imaterial do Recife

qua, 26/07/2023 - 10:47

O vereador Eriberto Rafael (PP) propõe que a Festa de Nossa Senhora da Conceição se torne Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, a partir do projeto de lei nº 143/2023, de sua autoria, que tramita na Câmara Municipal do Recife. Ele afirma que tal reconhecimento "é uma maneira de valorizar a data, reconhecendo sua relevância para os fiéis e para a identidade local e contribuindo para a sua preservação a longo prazo".

O vereador destaca na justificativa do projeto de lei, que a devoção à Imaculada Conceição é muito forte no Recife e faz com que romeiros peregrinem até o alto do Morro da Conceição, na Zona Norte da cidade, durante todo o ano.  E milhares de pessoas participem da Festa, que ocorre no dia 8 de dezembro.

"A Festa de Nossa Senhora da Conceição é uma manifestação religiosa profundamente enraizada na história e no cotidiano da população recifense. Constitui uma das maiores celebrações católicas de Pernambuco", afirma. Ele diz, também, que a celebração é "considerada um marco para os cristãos, representa devoção, união e expressão cultural". Eriberto Rafael ressalta, ainda, que os devotos se reúnem para "celebrar, orar e agradecer por todas as graças. É um momento em que fiéis de todos os lugares sobem o Morro e prestam suas homenagens".

O projeto de lei lembra que a imagem da Santa chegou ao Morro da Conceição no ano de 1904, proveniente da França, e foi iniciada a construção de uma capela em estilo gótico, no Poço da Panela, que foi inaugurada em 1906. "Posteriormente, já com o nome de Matriz do Morro da Conceição, houve o desmembramento do Morro da Conceição, onde foi construída a nova Paróquia. A nova Sede passou a contar com uma arquitetura moderna, com paredes de vidro, possibilitando que os fiéis pudessem ver a imagem da Santa". Em 2015, o então Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, elevou a Paróquia do Morro da Conceição à condição de Santuário, deixando-a sob os cuidados dos Missionários Redentores.

*Do site da Câmara Municipal do Recife

COMENTÁRIOS dos leitores