Alepe inaugura sala de apoio à amamentação

O espaço atenderá mães lactantes servidoras da Casa e mulheres em visita à Alepe para alguma atividade na instituição

qua, 23/08/2023 - 10:56

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) inaugura, nesta quarta-feira (23), uma sala de apoio à amamentação em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). O espaço atenderá mães lactantes servidoras da Casa e mulheres em visita à Alepe para alguma atividade na instituição.

O espaço funcionará no hall do plenário Governador Eduardo Campos (corredor de acesso aos plenarinhos), no horário de funcionamento da Alepe, de segunda à sexta. O novo ambiente receberá o nome da deputada Isabel Cristina, em homenagem à ex-parlamentar falecida em 2016. Isabel foi vereadora em Petrolina por dois mandatos (1993-1996 e 1997-2000). Ela também foi vice-prefeita de Petrolina (2001 a 2003) e exerceu o mandato de deputada estadual de 2011 a 2013.

A sala de apoio à amamentação da Alepe está sendo inaugurada em agosto por ser um mês simbolicamente conhecido como o ‘mês dourado’, em referência à luta pelo incentivo à amamentação.

De acordo com a presidente da Comissão Especial de Promoção e Atenção à Assistência Materno Infantil, deputada Socorro Pimentel, a essência do ‘mês dourado’ se traduz no período em que há um esforço para intensificar as ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno.  

Segunda a deputada, a sala será um espaço acolhedor, proporcionando conforto, privacidade e segurança para que as mães possam amamentar ou armazenar o leite. “Essa iniciativa visa também incentivar a doação para o banco de leite do IMIP, uma ação solidária que pode salvar a vida de muitas crianças”, disse.

Expectativa

Funcionária do gabinete da deputada Rosa Amorim, Dandara Kyese Medeiros dos Santos, 34 anos, está na contagem regressiva para usufruir do novo espaço de amamentação. Mãe do pequeno Miguel, de 1 ano e nove meses, ela acredita que o espaço proporcionará privacidade na hora da amamentação.

“É muito difícil amamentar ou armazenar leito sem um local adequado. Para amamentar meu filho vou para um cantinho escondido e improvisado do gabinete. Essa sala será um importante espaço de privacidade para as mães. Meu filho vem algumas vezes na semana e temos que nos virar para conseguir amamentá-lo”, informou Dandara.  

Para a deputada Socorro Pimentel, a abertura do espaço será um “marco histórico para a Alepe ao criar um ambiente propício aos padrões ideais de amamentação infantil”.

“É uma demonstração de compromisso com a promoção e o apoio à alimentação, uma causa tão nobre e necessária para a saúde das crianças”, afirmou.

*Da assessoria de imprensa

 

COMENTÁRIOS dos leitores