​Padilha rebate críticas sobre transplante de Faustão

Agilidade com que o procedimento foi realizado após entrada de Faustão na fila gerou especulações sobre critérios usados pelo SUS

por Guilherme Gusmão seg, 28/08/2023 - 17:13
Marcelo Camargo/Agência Brasil O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha Marcelo Camargo/Agência Brasil

Através de suas redes sociais, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), disse nesta segunda-feira (28) que "pessoas anti-SUS" estão "espalhando fake news" sobre a cirurgia do apresentador Faustão, que foi priorizado na fila de transplante cardíaco devido o seu estado de saúde considerado grave. 

"Infelizmente muita gente que é anti-SUS quer usar esse momento para espalhar fake news. O que é muito grave", afirma Padilha após diversas postagens nas redes sociais espalharem desinformação sobre a fila do SUS e questionarem o fato do apresentador de 73 anos ter esperado poucos dias pelo transplante.

Embed:

"Toda vez que você cria uma fake news sobre o Sistema Nacional de Transplante, você não está questionando a Ministra da Saúde ou o gestor da saúde. Você está questionando todos os profissionais envolvidos. Desde quem faz o diagnóstico, quem trabalha nos laboratórios, quem trabalha na UTI, quem é cirurgião, quem faz a regulação, a organização dessa lista de transplante", pontuou Padilha.

O ministro, que é médico e ex-ministro da Saúde, também defendeu e explicou os critérios para que um paciente que precise da cirurgia de transplante, possa receber o órgão.

"Temos um sistema que é organizado a partir de uma lista. Em critério de gravidade, critério de compatibilidade, disponibilidade daquele órgão, e condições do paciente", explicou. 

Faustão está internado desde o início deste mês no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, diagnosticado com insuficiência cardíaca, uma condição que leva o coração a perder a capacidade de bombear o sangue de forma adequada para atender às necessidades do organismo. A equipe médica divulgou à mídia que o procedimento ocorreu no último dia 20, quando seu quadro se agravou.

Ministério da Saúde 

De acordo com o Ministério da Saúde, "a lista de espera por um órgão funciona baseada em critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados".

A pasta ainda explica que a posição mais alta do apresentador na lista se deve ao fato de que seu estado de saúde era mais grave. “[Foi] priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde”.

COMENTÁRIOS dos leitores