Humberto solicita restos mortais de Nassau para Pernambuco

A solicitação foi feita, nesta terça-feira (17), na embaixada da Alemanha no Brasil

ter, 17/10/2023 - 17:58
Roberto Stuckert Filho Senador Humberto Costa e Wolfgang Bindseil Roberto Stuckert Filho

O senador Humberto Costa (PT-PE) esteve, nesta terça-feira (17), na Embaixada da Alemanha, em Brasília, para pedir o traslado dos restos mortais do príncipe João Maurício de Nassau para Pernambuco, com a finalidade de integrá-los ao conjunto arquitetônico da rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife.



Contratado pela Companhia das Índias Ocidentais, Nassau foi governador-geral do Brasil Holandês entre 1637 e 1643. O alemão era um conde integrante da Casa de Orange e veio para o estado trazendo suas contribuições artísticas e científicas. Trouxe pintores, como Frans Post e Albert Eckhout, arquitetos, astrônomos, naturalistas, que mudaram a paisagem do Recife e legaram empreendimentos, como o primeiro observatório astronômico das Américas.

Durante sua administração em Pernambuco, ele trouxe muitos judeus da Europa para o estado, onde fundaram, na rua do Bom Jesus, antiga rua dos Judeus, a primeira sinagoga das Américas, que hoje busca reconhecimento como patrimônio histórico e artístico nacional e como patrimônio mundial junto à Unesco.



"Estamos trabalhando nesse processo da Kahal Zur Israel e, tendo em conta a imensa contribuição de Nassau ao desenvolvimento das artes, da ciência, da economia, da arquitetura do nosso estado, pensamos que trazer os seus restos mortais ao Recife, na ideia da construção de eventual mausoléu, integrado a um conjunto cultural com a sinagoga, que sirva como referência à reflexão histórica sobre esse período", disse o senador, que no último sábado (14), lançou o livro O Brasil Holandês, que conta com textos organizados por ele sobre os 24 anos do domínio neerlandês em Pernambuco.



Recebido pelo chefe da Chanceleria alemã, Wolfgang Bindseil, e pela conselheira Claudia Seidler, Humberto Costa vai dar sequência aos entendimentos com o cônsul-geral da Alemanha no Recife, com a Embaixada dos Países Baixos e com o próprio Ministério das Relações Exteriores, para que a Embaixada do Brasil em Berlim faça os contatos necessários com as autoridades alemãs à viabilização.

Maurício de Nassau, que morreu em 1679 na Alemanha, não teve herdeiros. Após o seu falecimento, a família pediu o traslado dos seus restos mortais para a cidade germânica de Siegen, de onde parte dos seus ancestrais era originária.



Em 2024, ocorrem os 400 anos da primeira incursão holandesa sobre o território da colônia, havida no estado da Bahia, e terminada em 1625. Cinco anos depois, em 1630, os neerlandeses tomaram Pernambuco. Também no ano que vem, a Alemanha comemora os 200 anos do início da imigração germânica no Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores