Com Lula, Exército empossa novo comandante do Nordeste

O presidente esteve no evento, no Recife, mas não discursou

por Vitória Silva sex, 19/01/2024 - 12:08
Júlio Gomes/LeiaJá General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos Júlio Gomes/LeiaJá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta sexta-feira (19), da cerimônia de passagem do Comando Militar do Nordeste. O General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, promovido à posição em 30 de novembro de 2023, é o novo comandante da região. O evento aconteceu no Quartel do Comando Militar do Nordeste (CMNE), no Curado, na Zona Sudoeste do Recife. Apesar de estar presente, o presidente não discursou. 

Quem deixou o comando foi o General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, o único a discursar no evento. Ele sai da Base Nordeste para assumir o Comando Militar do Leste (CML), no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu. No Exército, a cada ano, um quarto do quadro de generais deve ser trocado, para estimular as atividades militares em diferentes regiões do Brasil.

Cerimônia de passagem de comando do CMNE, no Recife - Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

"Para esta ocasião em que me despeço oficialmente do povo iluminado e, antes de tudo, forte, da terra dos altos coqueiros que dos encantadores, me ponho na serenidade que só maturidade nos permite experimentar. Lhes afirmo que aqui no Comando Militar do Nordeste, vivi momentos inesquecíveis, tive experiências fantásticas e conheci pessoas verdadeiramente incomparáveis. Agradeço ao comandante do Exército Geral, particular amigo há quase 35 anos, que tem a minha lealdade incondicional. Agradeço à alta administração do Exército, aos meus companheiros do alto comando, aos órgãos de assessoria direta imediata, aos grandes comandos, grandes unidades, departamentos, diretoria, chefias e organizações militares subordinadas pela sinergia, camaradagem, parceria e consideração. Juntos somos mais fortes e com vocês as jornadas foram mais leves e os obstáculos superados com tranquilidade e ponderação. É chegada, pois, a hora de me recolher e partir", discursou o general Vasconcellos.

Por tradição, apenas os militares que deixam seus postos discursam. General Ribeiro, que recém-assumiu o CMNE, apenas recebeu a honraria. Participaram da cerimônia, além do presidente Lula, a ala militar e seus familiares, a governadora Raquel Lyra (PSDB), o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro (PRD), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), além de outras autoridades.

Novo comandante

O general Maurílio Miranda Netto Ribeiro se tornou general em 30 de novembro de 2023, há menos de dois meses. Ele tem 60 anos e é natural do Rio de Janeiro. Desde 1983, integra o Exército. Ribeiro já foi oficial de operações do 27o Grupo de Artilharia de Ijuí-RS, instrutor de Logística e Mobilização na Escola de Comando de Defesa Estado-Maior do Exército, assessor de Defesa Antiaérea no Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro e Comandante do 11o Grupo de Artilharia Antiaérea dr Brasília-DF.

Como Oficial-General, também foi comandante da 1ª Bda AAAe, diretor da Diretoria de Sistemas, e comandante da 8ª Região Militar. Até recentemente, era vice-chefe só Departamento de Educação e Cultura do Exército.

COMENTÁRIOS dos leitores